quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cigarro x Narguille


É, jovens padauãs que querem se parecer com os árabes mas não tem coragem de se explodir assim como o ZeroSete, fumar Narguille pode ser bonitinho, cheirosinho e gostosinho, mas vai fazer seus dentes caírem e seu pulmão ficar preto igual ao de um fumante.

Desde os tempos em que eu fumava (falou o ex-fumante secular...) que existe a "rixa" de Narguille x Cigarro. Alguns não-fumantes de cigarro defendem o Narguille com unhas dentes, mas a coisa não é bem por aí.
Primeiramente, de acordo com a descrição no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Narguilé , "Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia."

E, de acordo com o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Henrique Meirelles, "uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça por um período muito maior do que quando ele fuma um cigarro. O volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml em uma sessão de uma hora. Já o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos. “Uma simples sessão de narguilé consiste em uma centena de ciclos de tragada. Podemos afirmar que em uma sessão, o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais”, alerta o especialista." (INCA)


Bom dia a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário