terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Primeiro Post, 3○ dia

Olá pessoas, tudo bom?
        Eu já tinha tentando fazer um blog de ex-fumante antes mas, assim que comecei a escrever, tive recaídas e não achei certo continuar escrevendo. Desta vez irei escrever desde o começo e vou contar como tem sido os meus dias, as mudanças de humor, disposição, paladar, etc...
        Neste primeiro post, gostaria de fazer um breve resumo de como comecei a fumar e como foi durante todo esse tempo:
        Desde criança tenho contato com cigarro através dos meus pais. Meu pai, que hoje é ex-fumante (depois conto a história) e minha mãe, sempre fumaram perto de nós (somos três filhos). Mas eu sinceramente acho que isso não influencia em nada a decisão de alguém em fumar. Eu mesmo comecei a fumar com o pessoal do colégio, com meus 13 ou 14 anos. Fumava porque achava bonito e as meninas gostavam. Ia para a porta do shopping e fumava 3, 4 cigarros quando as mulheres mais velhas saíam do shopping para parecer importante. E o pior é que realmente parecia! Na minha época (e isso tem 15 ou 16 anos), fumar ainda era permitido em quase todos os lugares e era sim visto com um hábito de pessoa mais séria.
Depois disso meu companheiro de cigarro na porta do shopping resolveu parar de fumar (recentemente descobri que ele voltou a fumar depois dos 25 anos) e eu me vi sozinho na "curtição" do cigarro. Nessa época eu já saía para as festinhas e aí comecei a fumar cigarro de baile (aquele do cheiro insuportável que só quem gosta é que está fumando). Alguns outros amigos à época também fumavam e a gente fumava somente quando ia para as festinhas e tomávamos Sangue de Boi ou Catuaba Selvagem.
        Daí para o vício foi um pulo. Aos 16 eu contei para minha mãe que estava fumando e ela tomou, ao meu ver, a melhor atitude que podia. Me lembro até hoje que estávamos na área de fora da casa que morávamos e ela pegou uma carteira de cigarro e jogou em cima da mesa, dizendo que se eu queria fumar, então que fumasse. Claro que não acendi nenhum cigarro naquela hora. Só fui fumar o primeiro cigarro na frente dos meus pais quando estávamos na Pousada do Rio Quente em uma festinha, todos bebendo e eu pedi um cigarro para minha mãe. Meu irmão mais velho ficou tão bravo que subiu para o quarto e eu fiquei ali fumando e bebendo, me achando o cara mais descolado da festinha.
Depois de muito tempo fumando escondido em banheiro, atrás da churrasqueira, depois do colégio, antes do colégio, etc... Agora eu podia fumar onde eu quisesse. Mas agora o cigarro já não tinha mais glamour, ninguém achava o cigarro mais "maneiro" e fumar agora era só um vício. E assim se passaram 11 anos de vício em cigarro, fumando até uma carteira por dia.
        Foi então que minha mãe apareceu com uma ideia genial lá em casa. Que todos parássemos juntos de fumar com a ajuda de remédios e de um neurologista. Fomos eu, minha mãe e meu irmão ao Doutor, fomos "analisados" e saímos de lá com a receita para os remédios "milagrosos". Compramos o Bup, Nicorette e um outro que eu não me recordo o nome mas que depois irei postar para vocês. Minha mãe abandonou o tratamento em menos de uma semana e continuamos somente eu e meu irmão. Fiquei quase 8 meses sem fumar um cigarro! Mas tinha uma coisa que me incomodava muito! Eu não queria parar de fumar! Eu gostava de cigarro, eu queria continuar fumando! Essa foi uma ideia da minha mãe, porque cargas d'água eu deveria ter parado? E aí a ideia de sentir a fumaça do cigarro foi crescendo e a vontade aumentando. Fumei um cigarro somente, depois de uma bebedeira, "só para lembrar o gosto". Doce ilusão... cigarro é droga forte demais! Rapidinho voltei a fumar nos moldes de antigamente.
Mas como é a vida, né? Eu decidi parar de fumar! Eu! Eu não decidi parar de fumar hoje, nem ontem nem no réveillon, quando a gente faz as promessas mais impossíveis do mundo e acha que vai conseguir cumprir! Começou no fim de 2012 quando eu comecei a correr com um amigo do trabalho que sempre me incentivou. Apesar de não ter durado muito meu treinamento, gostei da ideia. E durante o ano passado inteiro eu tentava correr mas o fôlego já não era mais o mesmo havia tempos. Aí eu decidi reduzir o cigarro (e também a bebida, mas aí é outro post) e, depois de pouco  mais de 2 semanas, eu consegui "correr" por 10 minutos seguidos. Eu não sei há que ponto isso é difícil para quem está lendo isso, mas para mim, correr 10 minutos era algo inimaginável! Claro, jogando futebol eu passava mais de 1 hora "fazendo exercício", mas não correndo ininterruptamente. A última vez que fiz isso devia ter 14 ou 15 anos quando corria no Lago Norte.
Mas a vontade de correr só me fazia querer reduzir o cigarro! Eu não queria parar de fumar. Conheço muitas pessoas próximas que correm e fumam, além de sabem que existem grandes atletas que fumam. Então fazer esporte e continuar fumando não era algo impossível. Foi quando a minha filha, Letícia, resolveu colocar um lápis na boca e fingir que estava fumando. Me lembrei de quando era uma criança e fingia fumar, achando lindo, sem ideia de que hoje estaria aqui, com 29 anos (novo, graças a Deus!), batalhando para parar de fumar e ter uma vida melhor! Eu nunca me vi como exemplo de ninguém na minha vida, em nada! Aí eu vou me tornar um exemplo para a pessoa mais importante da minha vida, minha filha, logo na pior coisa que eu faço? Não vai rolar...
        Então, pessoal, como eu li muito sobre o assunto e uma das atitudes mais recomendadas é de que a gente mantenha todos a nossa volta cientes da nossa decisão de parar de fumar, eu vou manter vocês atualizados.
        Hoje é o 3º dia que eu não fumo! Mas o que são 3 dias perto de uma vida inteira, né? Da minha e da Letícia! =)
        Aproveitem que ainda não fui acometido de momentos de fúrias incontroláveis, mau humor repentino e ansiosidade ilimitada e aproveitem o post, amanhã tem mais.

2 comentários:

  1. Nossa!!! Que orgulho de vc, Flávio!!!!! Continue assim, tenha força, fé e confiança que vc vai conseguir!! Sem dúvida, vc tem o melhor incentivo de todos: sua filha!!!
    Beijo grande!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Mlk!! Agora vai!!! Qualquer coisa tão junto!!

    ResponderExcluir